Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura do Curso Ciências Contábeis
Início do conteúdo da página

Estrutura do Curso de Ciências Contábeis - UFAM

Publicado: Segunda, 14 de Abril de 2025, 15h13 | Última atualização em Quinta, 05 de Junho de 2025, 17h55 | Acessos: 137

1. Embasamento do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Amazonas é fruto da constante evolução mundial, principalmente com o desenvolvimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação. A evolução do Curso de Ciências Contábeis é refletida no currículo atual do curso, baseado na Resolução CNE/CES Nº 1/2024, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Essa resolução define o perfil profissional do egresso, focando em sua responsabilidade social, habilidades técnicas e instrumentais, e competências inter e multidisciplinares. Ajustificativa para as recentes alterações curriculares do curso está enraizada na necessidade de alinhar a formação dos profissionais contábeis às exigências contemporâneas do mercado e da sociedade. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem se dedicado a atender as demandas por conteúdos que componham a formação dos contadores, visando a formulação de uma matriz curricular nacional unificada que minimize divergências entre os diversos cursos de Ciências Contábeis no país.

Nesse contexto, o Colegiado do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da UFAM tem a missão de atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em consonância com a Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado. Essa atualização reflete o compromisso da UFAM com a realidade socioeconômica, cultural e educacional, tanto local quanto regional e nacional, integrando as prerrogativas jurídico educacionais do Brasil. Além disso, a Resolução N. 044, de 4 de dezembro de 2023 – CONSEPE/UFAM, que regulamenta a curricularização das ações de extensão universitária nos cursos de graduação da UFAM, exige que no mínimo 10% da carga horária total dos cursos seja dedicada a ações de extensão. Isso resultou na necessidade de adaptar 310 horas do currículo do curso de Ciências Contábeis, inserindo essas atividades como componentes curriculares obrigatórios.

Os pressupostos teóricos que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem do curso baseiam-se na formação de profissionais críticos, reflexivos e capazes de aplicar 6 conhecimentos contábeis em diferentes contextos.A Resolução CNE/CES nº 1 de 27 de março de 2024 enfatiza que o egresso deve ser capaz de elaborar e interpretar relatórios financeiros e não financeiros com relevância e fidedignidade, além de dominar as tecnologias da informação e comunicação que aprimoram o conhecimento contábil. Assim, o novo Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis da UFAM, que entrará em vigor no primeiro semestre de 2025, visa formar profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado e contribuir significativamente para o desenvolvimento regional, nacional e global.

 

2. Dados Fundamentais do Curso de Ciências Contábeis

a) Nome: Curso de Graduação em Ciências Contábeis.

b) Modalidade de ensino: Bacharelado.

c) Modalidade de oferta: Presencial.

d) Titulação: Título de Bacharel em Ciências Contábeis/ Bacharela em Ciências Contábeis.

e) Número de vagas oferecidas pelo curso: 124 (cento e vinte e quatro) vagas, sendo 62 (sessenta e duas) vagas para o turno vespertino e 62 (sessenta e duas) vagas para o turno noturno.

f) Forma de ingresso:

• Sistema de Seleção Unificada – Enem - através do qual são disponibilizadas para preenchimento de 50% (cinquenta por cento) das vagas, ou seja: 62 (sessenta e duas) vagas;

• Processo Seletivo Contínuo – PSC - seleção feita em avaliação seriada e contínua nas três séries do ensino médio, para a qual são disponibilizadas 50% (Cinquenta por cento) das vagas, ou seja: 62 (sessenta e duas) vagas.

• Processo Seletivo Extramacro – PSE - o qual é ofertado e acordo com a disponibilidade de vagas, e conforme o calendário acadêmico, o qual permite o ingresso de candidatos por meio das seguintes modalidades:

  1. Recepção - Transferência de Curso Interno, através da qual o estudante da UFAM se transfere de um curso para outro, dentro da mesma área de conhecimento;
  2. Portador de Diploma modalidade na qual o portador de Diploma de Curso Superior poderá candidatar-se a outro curso da mesma área de estudos de sua graduação;
  3. Transferência Facultativa – modalidade de Ingresso do estudante oriundo de outras Instituições de Ensino Superior, no decorrer do curso, desde que o Curso de origem 7 esteja devidamente reconhecido e seja idêntico ou equivalente ao da Ufam e que o estudante haja concluído o mínimo de créditos/horas exigidos de acordo com o Edital.

• Transferência Ex-Officio (Obrigatória) – Modalidade de transferência que independe da existência da vaga e época, atingindo o servidor público federal da administração direta ou indireta, autárquica, fundacional, ou membro das forças armadas, regidos pela Lei nº. 8.112, inclusive seus dependentes, quando requerido em razão de comprovada remoção ou transferência Ex-Officio, observadas as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Educação – CFE.

g) Turnos de funcionamento: O curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Amazonas, é ofertado em dois turnos: Vespertino: Ciências Contábeis (Sigla FA03); e Noturno: Ciências Contábeis (Sigla FA04).

h) Tempo de integralização: O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis deverá ser integralizado em no mínimo 8 (oito) semestres, equivalentes a 4 (quatro) anos e, no máximo 12 (doze) semestres, equivalentes a 6 (seis) anos.

i) Carga horária: 3.090 (três mil e noventa) horas-aula.

j) Local/Endereço de funcionamento: Faculdade de Estudos Sociais – FES – Setor Norte – Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

k) Atos legais do curso: Autorização de funcionamento pela Resolução nº. 3, de 10/03/1965, publicada em 10/03/1965; Reconhecimento através da Portaria nº70.684/72, de 07/06/1972, publicada em 08/06/1972; Renovação de Reconhecimento Processo e-MEC 201707832, Portaria nº. 272, de 3 de abril de 2017, publicada no DOU nº 65, 4 de abril de 2017, Seção I – Página 139.

l) Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito de Curso (CC): O Conceito Preliminar de Curso de Ciências Contábeis é 3 (três). - O Conceito de Curso do Curso de Ciências Contábeis é 3 (três).

m) Resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no último triênio: 3 (três) (Resultado do Enade do ano de 2022).

 

3. Formação e Campo de Atuação Profissional

O mercado de trabalho espera que o contador auxilie os gestores a tomar decisões, que ajude a empresa a alcançar seus objetivos, que seja colaborador do empresário, que tenha uma visão global do mercado, que tenha elevados padrões éticos e morais no relacionamento pessoal e profissional, que tenha capacidade de se comunicar em todos os escalões da empresa e segmentos da sociedade, que seja inovador, criativo e ousado e que seja um empreendedor.

Cientes de que o profissional contabilista é imprescindível em qualquer entidade, quer seja da área privada ou pública, este Projeto Pedagógico do Curso está em consonância com a preparação de profissionais dinâmicos e empreendedores que atendam as exigências do mercado de trabalho e, que ao mesmo tempo, estejam voltados à gestão com conhecimentos para atuar em:

  • Auditoria interna e externa;
  • Perícia Contábil;
  • Arbitragem;
  • Consultoria Contábil-Administrativa;
  • Consultoria Contábil-Tributária;
  • Magistério superior;
  • Atividades de pesquisas cientificas;
  • Contabilidade Empresarial;
  • Contabilidade Governamental;
  • Contabilidade do Agronegócio;
  • Controladoria;
  • Contabilidade de Entidades não Governamentais;
  • Contabilidade atuarial e Financeira;
  • Outros.

Ao atualizar a proposta para o Curso de Ciências Contábeis, a Universidade Federal do Amazonas considera a necessidade de oferecer ao aluno condições favoráveis para que a produção e socialização do conhecimento se desenvolvam através das atividades de observação, reflexão e de investigação, de capacidade de análise e de síntese, alcançadas através do ensino, da pesquisa e da extensão, onde a teoria esteja vinculada à prática.

Ao planejar o curso, passa-se necessariamente por uma primeira etapa, que é conhecer o passado, também chamada fase de investigação. E o que é a investigação no campo da Contabilidade e Auditoria, senão a vocação e habilidade, naturais do Contador, para identificar fenômenos econômicos, mensurá-los, sumarizá-los e reportá-los com credibilidade, que não podem ser mais tratados, nos negócios modernos, como campos isolados.

 

Informações retiradas do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis - UFAM, 2025.

Fim do conteúdo da página